P Prevenção de Gravidez na Adoles...

Prevenção de Gravidez na Adolescência é debatida em escola Capoeirense

Na última quarta-feira, dia 26 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. É uma campanha realizada com o intuito de melhorar a educação sexual e conscientizar sobre a contracepção reduzindo assim os altos índices de gravides não planejada.

No Brasil e não tão distante da nossa realidade a gravidez na adolescência já é um problema de saúde pública, devido o grande número de casos que vem surgindo a cada dia, isso se da por diversos fatores, tais como: atividade sexual precoce, falta de comunicação familiar, influência de amigos e da mídia, medo ou vergonha de procurar um profissional da saúde, falta de informação e alguns outros fatores. A gravidez nessa fase da vida tem sido considerada como fator de risco tanto para mãe quanto para o filho, podendo também desencadear alguns transtornos psicológicos e sociais.

palestra-saude2

A Prefeitura de Capoeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da família (NASF), realizou na última quarta-feira 26/09/2018 (ontem), palestras com adolescentes na Escola Presidente Castelo Branco, no Povoado Alegre, levando a eles a informação das consequências e responsabilidades de uma gravidez na adolescência.

A palestra abordando o tema "Gravidez na Adolescência", cujo palestrante foi o Daniel, Enfermeiro da Unidade Básica de Saúde do Povoado Alegre, onde ele enfatizou a prevenção, expondo os vários métodos contraceptivos, entre eles pílula, DIU, camisinha e tabelinha. Alguns métodos estão disponíveis nos postos de saúde do município e podem ser adquiridos gratuitamente. Bastante didático, Daniel explicou que o diálogo em família, através de bate-papos informativos com filhos, netos, sobrinhos e adolescentes sobre o tema é de fundamental importância na conscientização.

palestra-saude3

Porém existem muitas formas de mudar essa realidade e isso deve partir principalmente dos próprios adolescentes. Que vocês saibam esperem a hora certa de iniciar uma vida sexual, ou seja, quando sentirem-se preparados. Não tenham pressa. Conversem com seus pais sobre esse tema, busquem um profissional de saúde para conhecer os métodos que evitam a gravidez, em especial a camisinha, que também protege contra as doença sexualmente transmissíveis, não sintam-se pressionado por amigos ou pelo próprio namorado/companheiro e que pensem nas consequências e responsabilidades de ter uma vida sexual ativa.

Os pais também devem procurar orientar e educar os filhos, não vendo esse assunto como um “bicho de sete cabeças”, entendendo que o filho cresce e vai passar por esse processo, que muitas vezes vem acompanhado de dúvidas e que por receio ou falta de liberdades familiar o jovem acaba procurando esclarecer de forma inadequada.

palestra-saude4